Não existe nada mais importante que seu corpo... Cuide dele e ele cuidará de si!.............................................Mime-se!.............................................relaxe!..............................................Sinta-se Bem!!!

sábado, 30 de junho de 2012

O bê-á-bá ortomolecular


A medicina ortomolecular ganhou fama ao defender o uso de suplementos vitamínicos, minerais, enzimas, aminoácidos e alguns extratos de plantas aliados a dietas ricas em nutrientes. Claro que essa prescrição é de acordo com as necessidades de cada um.
Seu objetivo é neutralizar os radicais livres, que são formados a partir da oxidação que ocorre, naturalmente, no nosso corpo e que prejudicam o funcionamento das células.

Foi por causa disso que a Estética Ortomolecular, que além da prescrição alimentar, também utiliza o uso tópico de cremes, loções, tônicos e máscaras que são manipulados com ingredientes naturais e os mesmos nutrientes já exaltados pela medicina que segue essa linha.

Mesmo nosso corpo fabricando enzimas que neutralizam a ação dos radicais livres. a produção dessas substâncias tem sido muito maior do que a capacidade de o organismo fabricar proteção. Deixando nosso organismo desprevenido e à mercê dos ataques.

Daí a necessidade de repor os antioxidantes, para que possamos restaurar o equilíbrio bioquímico do corpo.

E é por acreditar na medicina ortomolecular que estou trazendo para vocês um pequeno dicionário sobre essas vitaminas e onde encontra-las.

Vitamina A: antioxidante, restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento    de acne e queda de cabelos.
Fontes: fígado, gema de ovo, iogurte, leite e desnatados.

Vitaminas do complexo B: antioxidantes, retardam o envelhecimento e beneficiam pele, cabelos e unhas.
Fontes: levedo de cerveja, fígado, iogurte, peito de frango, leite, germe de trigo, laranja, pão integral.

Vitamina C: protege a pele da ação dos raios ultravioleta. Preserva a estrutura dos fibroblastos (fibras da musculatura) e colágeno.
Fontes: abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tomate.

Vitamina E: antioxidante, atua na membrana celular e protege a ação da vitamina C. Sua capacidade de reter água deixa a pele macia e hidratada e ajuda a prevenir o surgimento de linhas finas de expressão e atenuar as já existentes.
Fontes: cereal e pão integrais, amêndoa, azeite de oliva, castanha-do-pará, repolho, avelã, abacate, germe de trigo.

Colágeno: a carência deste aminoácido provoca flacidez na pele, queda de cabelos e enfraquecimento das unhas.
Fontes: peixes, ovos, carnes.

Cálcio: sua deficiência torna os cabelos finos e quebradiços e deixa as unhas fracas.
Fontes: leite e derivados com baixo teor de gordura, tofu, salmão e sardinha.

Cobre: ajuda a combater a queda de cabelo e as manchas no corpo, é antioxidante e atua no formação de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele.
Fontes: ostras, fígado, chocolate, nozes, leguminosas e cereais.

Ferro: sua carência pode resultar em unhas e cabelos fragilizados.
Fontes: carnes, leite e derivados, vegetais folhosos.

Magnésio: atua em sinergia com o zinco para energizar e tonificar a pele. Também é essencial na formação de proteínas, como a queratina.
Fontes: nozes, frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, leguminosas, cenoura e peixes.

Potássio: é importante para manter a flexibilidade e a hidratação dos fios.
Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoas e semente de girassol.

Selênio: antioxidante, protege as células dos radicais livres, auxilia na firmeza dos tecidos e no combate à caspa.
Fontes: grãos integrais, peixes, castanha-do-pará, cogumelo, carne vermelha, ovos, leite e derivados.

Silício: fortalece o cabelo e estimula o seu crescimento. Também contribui para formar colágeno e elastina.
Fontes: pepino, frutos do mar, aveia, cevada e salsa.

Zinco: aumenta a ação de enzimas, que combatem os radicais livres; dá força aos cabelos e às unhas; reduz as linhas finas de expressão e ajuda no tratamento da acne.
Fontes: ostras, leite, iogurte, carnes e grãos.

Ômega-3: neutraliza as agressões externas, protege os vasos sangüíneos e diminui o ressecamento
Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum e linhaça.

Poli fenóis: combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneos.
Fontes: sementes de uva, ameixa, suco de uva e vinho tinto.

A dieta ortomolecular, foi apontada como a responsável pela boa forma de muitas beldades, como Priscila Fantin, Juliana Knust, Juliana Paes e Luiza Brunet, a estética ortomolecular também caiu rapidamente nas graças das famosas.

Espero que tenham gostado, e que a partir dessa informação, possam estar verificando e até mesmo controlando, possíveis deficiência nutricionais que possam estar refletindo em seu corpo.

Um grande beijo da amiga Nadir Ferraz

sábado, 23 de junho de 2012

Cuidados para pele madura:

Envelhecimento não é assunto para os mais velhos. Nos dias de hoje é entendido como um processo que faz parte de todas as fases da vida.
Envelhecer é um processo natural do ciclo de vida. As transformações que o tempo impõe à vida, obedecem principalmente ás leis do DNA, (código genético) que determina quando é a hora da pele se tornar mais firme ou mais flácida; mais ou menos pigmentada; suave ou áspera; ressecada ou brilhante; lisa ou cheia de rugas.
É preciso ter a consciência de adotar um estilo de vida saudável (Sinta-se mimado com eles!), e aceitando tão bem quanto possível o fato de ver as mudanças do corpo com a idade!
Com a meia-idade, particularmente por causa das mudanças hormonais da menopausa, o processo de envelhecimento começa a se intensificar com a diminuição do metabolismo, provocando assim vários efeitos sobre a pele:
·      A desidratação e secagem;
·      Perda de tônus, flacidez linhas;
·      A perda de elasticidade;
·      Proliferação de rugas;
·      Propagação de manchas escuras.
No entanto eu acredito que os sinais de envelhecimento da pele não é, limitado as rugas!.
A cosmetologia tem evoluído, de maneira absurda, e os produtos, atualmente no mercado, não se limita apenas a “rugas”, ele retardam o processo do envelhecimento.
Vários agentes e moléculas "anti-envelhecimento" são encontrados na composição dos produtos (cremes, soros, etc.) Especialmente concebido para o cuidado da pele madura. Estes incluem:
·      Varredores de radicais (os antioxidantes): vitamina A (o famoso "retinol"), C e E , oligoelementos e minerais (incluindo o selênio) ;
·      As isoflavonas (que estimula a produção de colágeno, plumping e reestruturação, enfraquecido pela cessação da produção de estrogénio devido à menopausa) ;
·      A coenzima Q10 (outro antioxidadnte);
·      Agentes de peeling (AHA’s e suavização) ;
·      Os despigmentação ;
·      E muito mais ...
Outros tipos de tratamentos também podem ser atenuados por tecnologias como esfoliantes, tratamento a laser e microdermoabrasão.
Com esses cuidados, não teremos mais que nos preocupar com a idade, e aquele rótulo de “velha(o)”, será coisa do passado.
Nenhum de nós está livre do processo de involução, mas entender o que acontece com a pele em cada etapa da vida é importante, pois se conhecermos os eventos deste processo, poderemos nos precaver contra a ação natural do tempo e retardar suas seqüelas, já que estamos diante de técnicas cada vez mais revolucionárias, que inclusive nos possibilitam rejuvenescer peles flácidas, enrugadas e manchadas.
Até mais meu amigos, um grande beijo a todos.

sábado, 16 de junho de 2012

Curiosidades históricas sobre a beleza.

Nos olhos da rainha e dos escravos - Em 1372 A.C., quando a rainha Nefertiti se casou com o faraó Amenófis IV, a mulher egípcia se lavava toda manhã com água e carbonato de cal e esfregava o corpo com uma pasta de argila retirada do lodo do rio Nilo para manter a pele jovem. Os olhos eram maquiados com kajal, como mostram as estátuas. Até os escravos pintavam os olhos. Em Roma, a alta sociedade tomava banhos com leite de jumenta para embelezar a pele.

Magrelas e gordinhas - Pesquisadores Jeffrey Sobal e Albert Stukard revisaram 144 estudos sobre a relação entre status social e econômico e peso e descobriram que em países desenvolvidos, como Bélgica, Canadá, Noruega e EUA, quanto mais alto o status, menor o peso ( e mais vista como bela a pessoa). Já em países em desenvolvimento e com escassez de alimentos, os homens e mulheres de status superior são mais gordos (e igualmente considerados mais bonitos).

Testa grande na Idade Média - Para ostentar uma testa grande e cabelos louros, a mulher da Idade Média usava ingredientes como sulfureto de arsênico, cal viva, ungüentos (medicamento cuja base é gordura) feitos de cinza de ouriço, sangue de morcego, asas de abelha, mercúrio e baba de lesma para depilar, polir e branquear a testa, e decocção de lagartos verdes no óleo de noz e enxofre para clarear as madeixas.

Cabelos pintados - Em 1908 foi inventada a primeira coloração capilar, da qual derivam as tinturas. No mesmo ano surgiu um líquido transparente para dar brilho às unhas, aplicado com um pincel, que devia ser lustrado com pele de camurça. A primeira tentativa bem-sucedida de desenvolver uma tinta para cabelos segura a ser comercializada foi feita em 1909 pelo químico francês Eugène Schueller. Baseando sua fórmula num novo componente químico, a Paraphenylenediamine, ele fundou a Fábrica de Tinturas para Cabelos Inofensiva. Um ano depois, Schueller escolheu um nome mais glamuroso para sua empresa: L'Oréal. Sua tintura mais famosa, Imedia, apareceu em 1927.

Bocas coloridas - Em 1915, os primeiros batons, fixados numa base de metal dourada e protegidos por uma tampa, surgiram nos salões de beleza dos EUA.

Unhas feitas - O costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. As cores do esmalte indicavam a classe social do indivíduo. Os primeiros eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Os reis pintavam as unhas com as cores preta e vermelha, depois substituídas pelo dourado e pelo prateado. No Egito antigo, a tradição se repetiu.

Xampú - O primeiro tipo de detergente que se tornaria o atual xampu foi produzido na Alemanha em 1890. Apenas depois da Primeira Guerra Mundial ele começou a ser oferecido comercialmente como um produto para a limpeza dos cabelos.

Obstáculos dos cosméticos - Uma lei grega do século II proibia que as mulheres escondessem sua verdadeira aparência com maquiagem antes do casamento. A legislação draconiana, adotada pelo Parlamento britânico em 1770, permitia a anulação do casamento se a noiva estivesse de maquiagem, dentadura ou cabelo falso. Nos anos seguintes, no entanto, a maquiagem pesada tomou conta da Inglaterra e da França. Até que a febre passou após a Revolução Francesa. Só se admitia que pessoas mais velhas e artistas de teatro usassem. Em 1880, a maquiagem reconquistou as mulheres e nascia a moderna indústria de cosméticos.

Pó mortal - Os pós faciais, que surgiram em 4 000 a.C. na antiga Grécia, eram perigosos porque tinham uma grande quantidade de chumbo em sua composição e chegaram a causar várias mortes prematuras. O rouge era um pouco mais seguro. Embora fosse feito com amoras e algas marinhas, substâncias naturais, sua cor era extraída do cinabre (sulfeto de mercúrio), um mineral vermelho. O mesmo rouge era usado nos lábios, como batom, onde era mais facilmente ingerido e também causava envenenamento.

Perfumes - Em 2900 a.C., os mortos egípcios eram enterrados com jarros de óleo perfumado, cuja natureza ainda é um mistério. Mil anos depois, os egípcios se aventuraram por toda parte em busca de essências. Ali, os perfumes e ungüentos para untar o corpo eram preparados em laboratórios dentro dos templos. Para perfumar o corpo, os egípcios colocavam uma massa de gordura perfumada no topo da cabeça ou sobre uma peruca. Durante a noite, a gordura dissolvia-se, cobrindo a peruca, as roupas e o corpo com uma camada oleosa bastante perfumada. No Império Romano, o perfume também ingerido - puro ou no vinho - para ocultar o mau hálito. A destilação da água de rosas e outros perfumes foi uma descoberta islâmica do século IX. O descobrimento do álcool como veículo para o perfume ocorreu no século XIV. Nem todos os povos da Antiguidade gostavam de perfume. Em 361 a.C., Agesilau, rei de Esparta, baniu o seu uso. A invenção da água de colônia, solução alcoólica de essências de bergamota, de limão e de lavanda, foi inventada pelo barbeiro italiano Jean-Baptiste Farina em 1709, na cidade de Colônia, na Alemanha.

Depilatórios - A depilação com fins estéticos foi praticada por muitas civilizações. As mulheres gregas, por exemplo, levavam a vaidade ao ponto de arrancar os pêlos pubianos com a mão e queimá-los com uma chama ou com cinzas quentes. Os cremes depilatórios também são conhecidos em todas as épocas. As mulheres árabes preparavam um xarope espesso, feito de partes iguais de açúcar e de suco de limão com água, e o espalhavam sobre a pele, deixando-o secar, para depois extrair os pêlos. A técnica é, no essencial, semelhante à da cera. A depilação com cera é invenção de Peronet, em 1742, na cidade de Paris.

Desodorante - O primeiro desodorante antitranspiração, como conhecemos hoje em dia, foi criado nos Estados Unidos em 1888. Seu nome era Mum.

curiosidades de beleza e higiene da idade média

O açafrão servia para colorir os lábios; o negro da fuligem, para escurecer os cílios; a sálvia, para esbranquecer os dentes; a clara de ovo e o vinagre, para aveludar a pele.

Na Idade Média, não existiam os dentifrícios, muito menos escovas de dentes ou perfumes, desodorantes muito menos e papel higiênico, nem pensar... As excrescências humanas eram despejadas pelas janelas do palácio...

Quando paramos para pensar que todos já viram que nos filmes aparecem pessoas sendo abanadas, passam desapercebidos os motivos. Em um país de clima temperado, a justificativa não era o calor, mas sim o péssimo odor que as pessoas exalavam, pois não tomavam banho, não escovavam os dentes e não usavam papel higiênico e muito menos faziam higiene íntima. Os nobres, eram os únicos que podiam ter súditos que os abanavam, para espalhar o mau cheiro que o corpo e suas bocas exalavam com o mau hálito, além de ser uma forma de espantar os insetos.

CASAMENTOS NA IDADE MÉDIA

Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de junho (para eles, o início do verão). A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em maio; assim, em junho, o cheiro das pessoas ainda estava tolerável.

Entretanto, como alguns odores já começavam a ser exalados, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo, para disfarçar. Daí termos maio como o "mês das noivas" e a origem do buquê de noiva explicada.

Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa.

Até mais queridas amigas, grande beijo de Nadir Ferraz

terça-feira, 12 de junho de 2012

Homenagem aos Enamorados

                                                         Feliz dia dos Namorados

sábado, 9 de junho de 2012

Como se Proteger da Radiação Solar



A escolha um protetor solar não é tão fácil quanto parece. SPF, UVA, UVB, Mexoryl, fotoestável ... Ufa! Denominado de proteção solar ideal! E que deve ser conhecido por todos.
Factores de protecção solar (SPF)
O primeiro critério a observar ao comprar um protetor solar é o fator de proteção solar ou SPF.É ele que índica define o tempo de proteção que oferecem o produto contra queimaduras solares.
Por exemplo, se a sua pele sem creme, geralmente queima em 20 minutos, vai demorar 300 minutos (5 horas) com um filtro solar com FPS 15 ... desde, é claro que o protetor solar seja aplicado corretamente.
O SPF indica o grau de proteção contra a radiação UVB. O que não significa dizer que, um filtro solar com FPS 30 irá proteger o dobro de um com um SPF 15. Um SPF 15 bloqueia 93% dos raios enquanto SPF 30, bloqueia 96%.
Os tipos de pele e nível de exposição ao sol.
Algumas pessoas pegam queimaduras solares facilmente, outros são mais resistentes. Se você conhece seu tipo de pele e sabe como você se expõe à luz solar (lugar e tempo) vai ajudar, e muito, você escolher um produto para suas necessidades.
O FPS 60 é recomendado para pessoas que: 
·      Tem a pele extremamente sensível que se queima facilmente quando exposto à luz solar;
·      Ter uma pele clara, cabelos ruivos ou loiros e / ou olhos claros;
·      Trabalhar ou faz atividades ao ar livre durante todo o dia;
·      Tem atividades em grandes altitudes ou viaja para lugares tropicais, com temperaturas elevadas.
O FPS 45 é ideal para pessoas que:
·      Têm a pele sensível e / ou que, apesar da pele clara, conseguem obter um bronzeado;
·      São expostos durante um grande período de tempo no sol (por exemplo: ontem à tarde no passeio à beira-mar ou montanha).
O FPS 30 é ideal para indivíduos que:
·      Têm a pele que bronzeia facilmente ao sol;
·      Se expõe à luz solar por um tempo limitado.

   O FPS 15, por sua vez, é recomendado para pessoas que:
·      Com uma pele escura;
·      Que raramente queima ao sol;
·      São expostos à luz solar com moderação.
Atenção: Um protetor solar com FPS ideal não é suficiente para protegê-lo se você não usar o suficiente e com freqüência suficiente. Na verdade, você deve aplicar uma quantidade generosa de filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicar a cada duas horas, após nadar ou, após o exercício intenso.
UVA e UVB
É importante escolher um filtro solar que protege contra raios UVA e UVB, uma vez que ambos os tipos de raios estão associados com o câncer de pele.
O UVB provoca queimaduras solares que tornam a camada superior da pele (epiderme) frágil.
Por sua vez, os raios UVA, danificam ainda mais a pele e contribui para o envelhecimento prematuro.
Os protetores solares são Reais telas físicas, contra esse fator externo.
Para encontrar um bom creme contra os raios UVA, procure produtos que contenham:
·      Mexoryl (SX ou XL);
·      Dióxido de titânio;
·      de óxido de zinco;
·      de avobenzona (Parsol 1789);
·      de octocrileno.
Produtos fotoestável e produtos resistentes à água
É aconselhável escolher os produtos que se dizem fotoestável, isto é, retêm as suas propriedades sob a influência do sol.
Se você suar muito ou se você tomar banho, é importante reaplicar o protetor solar. O mesmo vale para um produto que é tido como a prova de água. Pois, as gotículas de água multiplicam a quantidade de radiação que ataca a pele.
E para as crianças?
Os dermatologistas desaconselham aplicar protetor solar para crianças menores de seis meses , mesmo expondo-os à luz solar.
Para crianças acima de seis meses, procure um protetor solar com FPS de 45 que não contenha oxybenzone (BP-3) ou PABA. Eles são ingredientes alergênicos. Geralmente, os filtros solares para crianças disponíveis no mercado são adequados para a sua pele sensível.
Finalmente, se puder, escolha sempre produtos de proteção solar com o logotipo da Associação Canadense de Dermatologia.
Curiosidade
Você sabia que os filtros solares são considerados no Canadá como medicamentos e não cosméticos
Até mais e um grande beijo da amiga Nadir Ferraz

domingo, 3 de junho de 2012

Caretas que ajudam a rejuvenescer

O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela grande maioria das pessoas é o da pele jovem, sem rugas ou manchas, no entanto. É pela face que expressamos todos os nossos sentimentos, e esses movimentos constantes, vão formando linhas no nosso rosto, a velocidade com que ela se apresenta vai depender de cada indivíduo.

 

Com o passar do tempo o que era apenas uma linha de expressão, passa a ser chamada de ruga, associadas a flacidez muscular, configura-se o envelhecimento.


A ginastica facial é uma poderosa arma contra a flacidez muscular e linhas de expressão, do mesmo modo que a musculação é para o nosso corpo.


Ao reativar esses músculos gradualmente na direção certa, é possível reequilibrar a sua mobilidade e redesenhar seu rosto. O exercício facial ajuda e muito, algumas áreas esquecidas, como as pálpebras inferiores ou pescoço, ela estimula o fluxo sanguíneo e com isso a recuperação do tônus facial devolvendo o brilho do rosto.


Para que a ginastica facial não venha a ser um problema, o correto é executar os movimentos depois que limpar e hidratar a pele.


Vamos deixar de lado a preguiça e começar a fazer os exercícios faciais, além de prazeroso, pois é notório o resultado, os músculos ficam mais resistentes e oxigenado.


Se por acaso vocês se interessarem por essa pratica saudável de retardar o envelhecimento natural, se tornar mais jovem, ou retardar a cirurgia plástica. Me mandem seus e-mails, terei o maior prazer de enviar a sequencia dos exercícios que são bem simples.



Até mais amigas, Beijo grande de Nadir Ferraz