Não existe nada mais importante que seu corpo... Cuide dele e ele cuidará de si!.............................................Mime-se!.............................................relaxe!..............................................Sinta-se Bem!!!

sábado, 7 de julho de 2012

Massagem para alívio da depressão e ansiedade!



Registrada pela primeira vez na China durante o século II aC, a Massagem tem sido apontado como uma das mais antigas formas de tratamento, hoje, a massagem terapêutica parece estar ganhando popularidade, ela surge como uma forma alternativa de terapia, apesar de sua longa história como uma solução aparentemente simples e intuitiva para muitas doenças humanas.

A depressão afeta o estado de humor da pessoa, deixando-a triste e desesperançosa diante de algumas situações problemáticas como: doenças, perdas, lutos, etc., nesses casos, a massagem relaxante torna-se uma grande aliada no combate a este estado emocional, porque funciona como válvula de escape para os problemas, uma vez que relaxa e alivia tensões.

Muitos dos estudos realizados sobre os efeitos da massagem terapêutica demonstram: diminuição do humor deprimido, ansiedade e os níveis de hormônios do estresse.

Segundo afirma a massoterapeuta Luísa Helena Cardassi, “tratamentos alternativos como a massagem são grandes aliados da medicina, não só na prevenção como na cura de muitas doenças”. A massagem mais indicada para os casos de depressão é a Massagem Relaxante, mas a Ayurvédica, Drenagens Linfáticas e a Reflexologia , Calatonia, também ajudam na maioria dos casos.

Seja qual for a razão, uma massagem é sempre bem vinda, para começar ou terminar um dia, ela é sempre uma boa maneira de manter o corpo e a mente relaxados e saudáveis, além do carinho e atenção importantes na vida de qualquer ser humano.

Os efeitos da massagem sobre o organismo

  1. Sistema Nervoso – A massagem vai atuar sobre os nervos periféricos tornando mais rápida a regeneração celular do tecido que enervam. Se atuarmos sobre um nervo motor, provocamos uma contração no músculo, mas, se atuarmos sobre um nervo sensitivo a sua irritabilidade já vai diminuir. Então ao exercer uma ação sobre um nervo secretório vamos constatar que o órgão que enerva é ativado, (por exemplo os, rins, saliva,…)
  2. Circulação Sanguínea – A massagem vai originar uma maior rapidez na circulação e inclusive a passagem da mesma com maior intensidade em zonas onde esta atua deficientemente. Portanto, tanto ao nível venoso como arterial a massagem favorece a circulação sanguínea. Tudo resultante da intensidade que se aplica em cada manipulação.
  3. Circulação Linfática – Sabemos que a função que a linfa tem no nosso organismo é, um "sistema de limpeza natural", então será fácil de compreender a ação que a massagem exerce sobre a linfa.
  4. Tecido Muscular – A massagem aumenta a sua temperatura e ativa a vascularização, elevando-a. Ao amassar uma porção muscular, entra sangue novo, oxigena-o e nutre-o de tal forma, que diminui a sua distrofia. A massagem faz também diminuir a sensação de cansaço que o paciente possa sentir, portanto, melhora a capacidade motora no trabalho, desportiva, etc..
  5. Tecido Ósseo – A massagem não tem uma ação direta sobre o osso, mas sim no que o rodeia e susta. Como por exemplo a massagem que se faz depois de uma fratura, a recuperação é muito mais rápida, evitando tecidos cicatrizantes, de má qualidade e possíveis aderências.
  6. Tecido Adiposo – No tecido adiposo, especialmente em casos de Celulite, a massagem atua relativamente, uma vez que os depósitos de gordura, como gotas, situam-se no centro da célula, vão-se dissolvendo, Mas, terá que haver uma ajuda nutricional adequada.
  7. Pele – A pele nutre-se, aumenta a sua irrigação sanguínea e favorece-se notavelmente com a caída de células mortas e a eliminação do sebo que é produzido pelas glândulas sebáceas.
Embora não seja uma cura para sintomas específicos, a sensação de bem-estar que resulta de uma massagem poderá reduzir o número de hormonas "stressantes" que circulam no sangue, tais como o cortisol e a norepinefrina que poderão enfraquecer o sistema imunitário.

Melhora a circulação, reduz a pressão arterial, ajuda a eliminar toxinas, liberta a tensão e reduz a ansiedade, estimula o sistema imunitário, acalma os nervos, e aumenta a tonicidade. Também é muito eficaz como complemento nos casos de problemas físico-emocionais, incluindo a insónia, a ansiedade, a depressão, condições relacionadas com o stress, desequilíbrios nutricionais, enxaquecas, tensão muscular, dores nas costas, articulações dolorosas, artrite e ciática.

Ao nível psicológico, a massagem nos deixa mais serena e mais capaz de lidar com “os medos” e o stress diário.

Um grande beijo amigas

Nenhum comentário:

Postar um comentário