Não existe nada mais importante que seu corpo... Cuide dele e ele cuidará de si!.............................................Mime-se!.............................................relaxe!..............................................Sinta-se Bem!!!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Índice Glicêmico x Metabolismo

Olá!, Espero que estejam gostando dos assuntos abordados pelo meu blog.

Hoje veremos a importância do Índice Glicêmico nas nossas Dietas, como sendo a chave do metabolismo. Por ser um artigo um pouco extenso vou dividi-lo em duas parte.

A primeira vou explicar o que vem a ser o IG e na segunda mostrarei uma tabela com alguns alimentos e seus IG. Bons (os dois serão postados hoje mesmo).

A chave do metabolismo Essa é uma descoberta científica que mudou os conceitos sobre dieta nutrição e saúde.

Sabemos que as dietas por algum tempo nos mantem magros, e até podemos suportar a falta de algum alimento que gostamos, o problema é quando atingimos o objetivo, porque logo relaxamos, e muitas vezes voltamos a engordar.

Este efeito ioiô de engorda e emagrece, segundo os médicos, se torna muito nocivo à saúde, logo o melhor que temos a fazer é uma reeducação alimentar, que nada mais é do que aprender a comer o que gostamos com sabedoria, pois assim não nos privamos de nada.

Em fim ─ O que é índice Glicêmico(IG)?

O índice glicêmico(IG) é um fator que diferencia os carboidratos e está relacionado ao nível de açúcar no sangue.

Temos em nossa alimentação três vilões ─ Açúcar – Trigo – Sal

Quase tudo que comemos acaba em açúcar: o açúcar – em forma de glicose – é, basicamente, o alimento do corpo e do cérebro, distribuído pela corrente sanguínea. Alimentos com IG alto fazem o corpo produzir quantidades enormes de insulina. A insulina tem como função regular a quantidade de glicose existente no organismo. Ela é um hormônio sintetizado no pâncreas, que promove a entrada de glicose nas células e também desempenha papel importante no metabolismo de lipídios e proteínas.

Os carboidratos que ingerimos através dos alimentos (pão, massas, açúcares, cereais) são mais rapidamente convertidos em glicose quando precisamos de energia.

Entre as refeições, o fígado libera a glicose estocada para a corrente sanguínea e dessa forma mantém os níveis normais de glicose no sangue. Mas Para a glicose penetrar em cada célula do corpo é preciso que haja insulina circulante, é ela quem leva o hormônio aos receptores de insulina nas células.

Quando a glicemia (taxa de glicose no sangue) aumenta após uma refeição, a quantidade de insulina também aumenta para que o excesso de glicose possa ser rapidamente absorvido pelas células. Por conta disso, a insulina em excesso faz com que o corpo produza mais gordura, pois o excedente de açúcar transforma-se em triglicérides, uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol.

Isto faz com que a pessoa engorde, pior ainda, sacrifique o pâncreas obrigando-o a produzir insulina em doses elevadas esse processo desordenado, faz o mesmo perder a capacidade dessa produção, causando assim a diabetes.

O consumo de alimentos com alto índice glicêmico têm ainda o efeito de promover uma falsa sensação de saciedade que dura no máximo duas horas. Isso é fácil de perceber, quando se ingere uma refeição com carboidratos como macarrão, batata, e poucas horas depois, já se está com fome novamente.

Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo valor glicêmico (são os que contém carboidratos de digestão lenta). E devem ser os consumidos em maior quantidade, pois nos mantém satisfeitos por mais tempo e ajudam no combate à obesidade. Já o consumo de alimentos com alto índice glicêmico fazem o açúcar no sangue se elevar, aumentando também a quantidade de insulina na corrente sanguínea. Esta prática pode a longo prazo sobrecarregar o pâncreas causando a diabetes.

Esse artigo continua

Até mais, Beijos da amiga Nadir Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário