Não existe nada mais importante que seu corpo... Cuide dele e ele cuidará de si!.............................................Mime-se!.............................................relaxe!..............................................Sinta-se Bem!!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Gordura Localizada X Vestuário


Meus amigos vimos no artigo anterior que, com a descoberta da molécula Telomerase, podemos dar uma mãozinha a natureza utilizando recursos do tipo: atividade física, uma reeducação alimentar utilizando alimentos funcionais, que são aqueles ajudam nosso corpo a trabalhar melhor.

Mas o que fazer com aquelas gordurinhas, que vão se acumulando no nosso corpo, principalmente a medida que envelhecemos.

Sabemos que o esqueleto e tecido muscular são estruturas firmes e magras que dão sustentação ao corpo.

A pele é o tecido que cobre essa estrutura ou tecido gorduroso, que servem de depósito para a gordura em excesso.

Isto significa que o problema da gordura localizada (tudo aquilo que sobra após o emagrecimento) se encontra no tecido gorduroso superficial.

E onde entra o vestuário nessa história? Uma coisa que as pessoas, talvez não estejam se dando conta, é que além do fato do sedentarismo e alimentação errada a relação específica da gordura localizada está ligada com a moda, isto é altamente visível quando voltamos no tempo, o tempo em que as mulheres usavam espartilhos, elas não tinham nem barriga, nem flancos (gordura que se deposita nos quadris) numa época mais atual, quando as mulheres começaram a usar calças compridas, as calças tinham cintura alta e, tanto homens como mulheres, tinham um contorno corporal melhor. Então você se pergunta – Mas como é possível?

Ora, a gordura se renova e ao se instalar não o fará numa área de compressão. Esta gordura se instalará acima e/ou abaixo da área comprimida, o uso contínuo de calças de cintura baixa é um dos responsáveis pelo acúmulo de gordura nos flancos e no abdômen inferior. Devemos nos conscientizar de que deve existir um tipo de roupa para trabalhar (segunda a sexta em horário comercial) e outro para sair e para finais de semana. Usando a roupa certa podemos usufruir de um corpo bonito, mas para isso é preciso cuidar dele.

Os tratamentos localizados ajudam a corrigir este problema, só temos que começar a observar nosso corpo e ver como ele se encontra atualmente: Estamos acima do peso? Existe gorduras depositadas em locais específicos?

Apesar de não percebermos, induzimos o nosso organismo a reagir da forma que queremos quando exageramos na alimentação, por exemplo, e como consequência disso, aumentamos o peso.

Os tratamentos estéticos partem deste mesmo princípio. São eles:

1.     Reeducação Alimentar

2.     Atividade física

3.     Programa de tratamento específico para a queixa em questão

Vamos seguir um lógica de tratamento para que as etapas ofereçam uma melhora contínua. Se não houver indicação para o caso específico do cliente, de nada adiantará.

A primeira pergunta é: Estou fora de peso? Se a resposta for sim, vamos observar a forma como estamos nos alimentando e se for preciso fazer uma reeducação alimentar para diminuirmos a gordura em excesso, devemos fazer exatamente isso.

Porém, alguns limites de resultados devem ser estabelecidos porque existe diferença entre o emagrecimento no homem e na mulher. O corpo de um homem tem, normalmente, 15 a 20% de gordura. A mulher, 20 a 25%, possuindo maior número de células adiposas, em relação ao homem. Os homens possuem um metabolismo mais acelerado e que precisa de um suprimento calórico maior, consumindo mais calorias, tanto no repouso como na atividade física. É por isso que em muitos caso a reeducação alimentar tem mais resultado nos homens do que nas mulheres, cuja oscilação hormonal é muito forte (menstruação, gestação, amamentação e menopausa).

O emagrecimento não muda a estrutura física, e sim, o volume de gordura existente. A associações de massagem modeladora para mudança do contorno corporal é imprescindível ao programa.

"Tratamento com equipamentos NÃO EMAGRECE, mas permite que o contorno corporal retorne a um padrão mais próximo do padrão de normalidade. Melhora as proporções e o contorno corporal retornando a um padrão de corpo que o indivíduo já teve e não para um desenho de corpo que gostaria de ter".

Quais são esses aparelhos?

CÂMARA TÉRMICA

Equipamento emissor de calor concentrado por meio de infravermelhos longos e Platina Photons que mantém a temperatura interna entre 40 a 60 graus estimulando a transpiração profunda do corpo e facilitando a eliminação de toxinas. A Platina Photon é uma mistura de Titânio e Alumínio capaz de ativar 60 trilhões de células no corpo humano e está presente na estrutura interna do equipamento que, quando aquecido, gera um campo magnético interno promovendo a desintoxicação e revitalização corporal. O Photon promove sudorese para dissipar calor, porém com um suor composto de água e toxinas, que não é pegajoso. O efeito revitalizante ainda ocorre uma hora após o término da sessão.

SHAPE

É um equipamento que produz vácuo num manípulo com rolos efetuando uma sucção controlada. O ajuste da intensidade de sucção permite fazer, desde uma drenagem linfática, até a ruptura de fibroses superficiais que ondulam a pele. Este efeito é um pouco doloroso, no início, mas infelizmente, não existe um método que consiga, com segurança, fazer esta ruptura em grandes áreas. O método restabelece o equilíbrio hídrico dos tecidos e a eliminação de toxinas, por aumentar o fluxo de nutrientes sangüíneos e a oxigenação. É um equipamento que existe há mais de 20 anos e que foi evoluindo com o decorrer do tempo e da modificação do manípulo. Por causa dos resultados não conseguiu ser substituído por outras técnicas. Já chamou OZONA, depois VÁCUO, depois ENDERMOLOGIA e agora chama SHAPE. A diferença é que atualmente possui a RADIOFREQUÊNCIA associada.

A RADIOFREQUÊNCIA é um tipo de onda que promove um aquecimento profundo (pele e tecido gorduroso), promovendo uma melhora da flacidez cutânea e reorganização do tecido gorduroso. O estímulo térmico provoca um encurtamento das fibras elásticas, que se alongam com o envelhecimento. As fibras de sustentação da pele possuem uma taxa de renovação constante, e que varia de 30 a 60 dias, necessitando de suporte nutricional adequado e estímulos externos devido ao processo de envelhecimento, por isso uma manutenção periódica será necessária. O indivíduo deve estar consciente de que, no tratamento da flacidez cutânea, a tensão e a firmeza nunca serão maiores do que um padrão que nunca existiu, e sim, próximo às suas características hereditárias. A radiofrequência também aumenta o metabolismo e reorganiza o tecido adiposo de forma controlada.

CAVITAÇÃO

Cavitação é um nome dado ao efeito produzido por um Ultra-som com foco direcionado. É fácil de entender se pensarmos no Ultra-som usado em fisioterapia. Este Ultra-som tem uma frequência de 1 a 5 MHZ e produz ondas que se dissipam, como se fosse uma pedrinha que cai na água calma. No caso da Cavitação, as ondas fazem o contrário, como se invertesse o filme da pedrinha caindo na água e concentrasse a energia num único ponto. A frequência utilizada também é bem maior, entre 35 a 45 MHZ. Agora imagine que ao invés de um ultra-som, existam dois ultra-sons que fiquem inclinados e que ainda estejam associados a um vácuo para garantir que a energia se concentre no ponto certo. Isto é a evolução da Cavitação! Uma excelente técnica para pequenos depósitos de gordura e nódulos mais resistentes, pois provoca a desestabilização da membrana da célula, provocando o extravasamento do conteúdo (discreta lipo sem cânula). Este conteúdo será absorvido pelo tecido linfático e posteriormente utilizado como energia pelo organismo.

Existem outros tratamentos que podem ser feitos com os mesmos resultados e bem mais em conta, como mantas, termo e crioterapia, etc..



Espero que tenham gostado dessa matéria.

Até mais minhas amigas, um grande beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário