Não existe nada mais importante que seu corpo... Cuide dele e ele cuidará de si!.............................................Mime-se!.............................................relaxe!..............................................Sinta-se Bem!!!

sábado, 26 de maio de 2012

Por que envelhecemos?





Rugas, diminuição da função cerebral e cabelos grisalhos são vistos como uma parte aceitável do envelhecimento. No entanto, estes problemas podem ser uma coisa do passado.

Em muitos lugares as pessoas não definem a sua idade em termos de quantos anos eles viveram, mas de acordo com o que eles são capazes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), expectativa de vida aumentou no século passado tão nitidamente que o mundo terá em breve mais pessoas idosas do que crianças. Acreditem ou não, foram adicionados 30 anos para a vida do homem na terra. O problema mais grave é que ela melhorou sua qualidade de vida e isso requer uma solução urgente dos governantes.

Graças ao Prêmio Nobel de Medicina 2009  - Elizabeth Blackburn, houve uma revolução no conhecimento do envelhecimento, ela descobriu uma molécula chamada telomerase, que é responsável para substituir o material genético perdido cada vez que uma célula se divide, sua função é copiar as partes do material genético (DNA) utilizados exclusivamente para a reprodução de células, cada vez que uma célula se divide perde a porção de material genético ou DNA chamado um telómero.

Considere-se, por exemplo, a célula produtora de colágeno, substância-sustentável de nosso corpo. Esta célula chamada de fibroblasto-clone se reproduz 50 vezes. Nas mulheres,  o fibroblasto tem até 30 anos de idade, o que significa que após essa idade é um fibroblasto envelhecimento incapaz de se reproduzir novamente. Logo, os fibroblastos produzem menos colágeno a cada ano, simplesmente por causa do envelhecimento, de perder as suas capacidades de trabalho, o corpo da mulher perde a substância básica dos tecidos de suporte, popularmente conhecido como " o efeito da lei da gravidade. "

Acontece que os hormônios femininos aumentam a atividade da telomerase e, portanto, cada célula no corpo da mulher são mais ativos, quando comparados com os de um homem. Com esse conhecimento, nós sabemos por que as mulheres vivem mais que os homens, de fato, mulheres com mais de 60 anos são as mais numerosas da população mundial.

Infelizmente, as células cancerosas também contêm telomerase. Isto mostra-nos dois lados da moeda chamada telomerase, boas para o efeito anti-envelhecimento, e ruim, pela capacidade de gerar um cancer.

Todo esse interesse científico é para ver como telomerase permanece ativo por mais tempo, e descobriu que:

Os Atletas * têm maior atividade da telomerase. Estudos científicos demonstraram que o exercício melhora a atividade desta molécula no sistema circulatório e no sistema imune. Por esta razão, as pessoas que exercitam têm uma maior saúde cardiovascular e tem maior resistência à infecção.

* A substância contida no vinho tinto chamado resveratrol, também aumenta a atividade da telomerase.

* Os brotos alimentares (brócolis, couve-flor, repolho, broto de brucelas) aumenta a atividade da telomerase, uma substância ativa chamada indol 3 carbinol.

* O chá verde contém ingredientes ativos chamados de epigalocatequina, ela melhor a atividade da telomerase. Os orientais são grande consumidores desse chá e têm maior sobrevida e melhor qualidade de vida do que os ocidentais.

Graças ao conhecimento da nutrição, exercício, a preservação da atividade intelectual, as pessoas com certa idade, serão capazes de executar todas as tarefas executadas nas gerações anteriores com idade muito mais elevados.

O mais incrível nessa história toda é que antes nós pensávamos que tudo estava geneticamente determinado, e agora a revolução da epigenética nos mostra que podemos agir sobre genes em nossos hábitos de vida, livremente escolhido por nós.

Se uma pessoa vive ou morre vai depender de muitos fatores além da idade biológica, mas uma pessoa com qualidade maior ou menor de vida depende das escolhas que ela faz.


Até mais amigas. Um grande beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário